setembro 23, 2014

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Cair da moto para evitar uma batida, nem pensar!

Numa frenagem, seus pneus não perdem a tração até atingirem 1.1 G (alguns pneus aguentam até 2 G). Ou seja, você pode frear até 1.1 G, que vai ser quando o pneu dianteiro soltará do chão e deslizará.

O atrito de um pneu derrapando é somente 80% do atrito do pneu rodando, por isto que devemos manter as rodas girando, sem derrapar, para obter a máxima frenagem. Quanto maior for o 'G', mais forte é a frenagem.

Assim, no caso do "maior tolo de todos os tempos", que jogou sua moto no chão para 'evitar' outro acidente, mostrou-se que o melhor seria frear ao máximo antes da colisão. Dessa maneira evita-se bater no asfalto com velocidade elevada, e depois ter a mesma colisão.

Alguns números:

Um corpo nu deslizando no asfalto freia a 1.1 G.

Um corpo nu rolando no asfalto freia a 0.8 G

Um corpo vestido (couro, jeans, etc) deslizando no asfalto freia a 0.66 G

Um pneu rodando (não travado) freia a 1.1 G (máximo)

Ou seja, você pode ver que, ao se jogar no chão, você não tem possibilidade de parar mais rápido do que freando sua moto.

Ao cair no asfalto com velocidade, você provavelmente irá começar a rolar e suas roupas a se rasgarem. Após as roupas rasgarem, o que rasga vai ser sua pele, até que você pare completamente. Isto é uma dica para usar sempre uma veste completa de couro resistente.

Para que se jogar ao chão, se arrebentar todo e ainda parar mais lentamente? Fique em sua moto e freie o melhor possível. Isso assegura menor dor, com certeza.

Alguém ainda acredita que se jogar da moto para evitar outro acidente é uma boa idéia?

Fique ligado!


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