Olá Pessoal, vamos começar uma série
de matérias que poderão ajudar muito que ainda não pode comprar uma moto
própria pro esporte, e opta em preparar uma moto de rua.
Hoje
falaremos da XTZ 125 da Yamaha, moto lançada em setembro de 2002 para competir
com a Honda XLR 125R.
Nos anos 90 a opção de entrada no
mundo das trilhas era sem dúvidas a DT 180, porém com o passar dos anos as
motos 4 tempos foram tomando conta do mercado e a XTZ tornou-se uma ótima opção
para curte uma volta nos fins de semana. Claro que a moto tem suas limitações,
o motor de 125 cilindradas é valente e com alguns ajustes na carburação e na
relação pode romper morros íngremes.
Uma vantagem da XTZ 125 é seu
cômodo, onde o piloto desliza sobre a moto sem dificuldade. Seu peso é um
grande diferencial, por ela ser leve (em torno de 100 quilos), a trilha fica menos
desgastante.
Abaixo estão algumas preparações para
trilhar com sua XTZ, As que estão de vermelho são as essenciais!
Relação.
- Coroa
54 dentes ou mais
- Pião
14 original ou o de 13 (de cg 125 antiga, cg bolinha) Você vai perder na
alta mais vai ficar com muita força em baixas rotações
- Lubrifique
sempre, com óleo grosso (pode ser o óleo de motor já usado, queimado) ou
graxa branca para corrente de moto.
Motor
- Carburador
da CG 150.
- Comando
bravo.
- Filtro
de gasolina pequeno, para evitar entrar sujeira no carburador
- KIT
sobre medida no seu cilindro original +3,5mm (Kit 140cc).
- Troque
de óleo a cada três ou quatro trilha e verifique sempre o nível do óleo
ANTES das trilhas.
- Vela
iridium.
- Troca
do escape por um menos restritivo.
- Curva
de escape redimencionada
- Uumedeça
o filtro de ar com óleo 2 tempos.
Suspensão
- Na
suspensão dianteira revise tudo e adicione mais 10 ml de óleo em cada
bengala. Se as molas estiverem “cansadas”, um pouco mais baixo que o
normal, coloque um “cauço” de 5 cm em cada bengala. Este cauço é feito com
pedaço de uma outra mola igual, corte 5 cm e adicione a mola original).
- Na
suspensão traseira coloque a regulagem no máximo.
Outros
- Retire
tudo o que não vai usar na trilha/cross e que fatalmente ira quebrar e
machucar alguém numa queda: porta placa traseiro, conjunto de piscas e
lanterna traseira, espelhos retrovisores, pedaleira traseira. O farol é opcional.
- Não
retire o apoio de não do passageiro, pois ele pode te ajudar a desatolar a
moto
- Não
retire o descanço lateral.
- Não
retire a chave
- Não
retire o corta corrente.
- Pedaleiras
mais larga
- Retire
a capa do pião, para facilitar a limpeza e evitar juntar lixo/lama.
- Retire
o protetor de corrente.
- Protetor
de motor.
- Protetor
de mão.
- Coloque
um bom guidão, pois o original e muito fraco e entorta muito fácil
- Guia
de corrente
- E é
claro , um bom par de Pneus para trilha, cuidado para não colocar um pneu
muito grande na roda traseira, pois a moto além de ficar pesada, o motor
terá que trabalhar mais para romper no barro.
E lembre-se
Gostou? Deixe sua sugestão nos comentários.
Fala galera, muito massa essas dicas!
ResponderExcluirTenho uma xtz 125 que uso pra trilhas leves e estradão e usei um pneu 110/100 18 na traseira, mas achei muito grande pra ela. Como preciso trocar queria a opinião de quem conhece, será que coloco o 100/100 ou 90/90 que falam q a moto fica mais leve. Tenho 80kg.
Abraço!
Obrigado
Põe o 100/100 de preferência da tecnic ele tem mais vão e joga o barro melhor se você ficar mais tempo em pé na moto também ajuda.espero ter ajudado
ExcluirQuantas cc com comando bravo abri os duto carburador d de pistão 3mm
ResponderExcluirColoquei pistão três mm comando bravo vela iridium carburador de abri os duto qua a potência
ResponderExcluirUna pregunta chicos saben si a mi xtz 125 se le puede acoplar el sistema de arrastre de la crf 230 o 250 de antemano gracias por suscomentriis
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