Olá caros leitores Off Road!
Você já questionou alguma vez o fato da grande maioria das
motos que competem no Hard Enduro (Romaniacs, Erzbergrodeo, etc) serem motos
com motorização 2 tempos? E em provas de Enduro Cross como a MAXXIS FIM Enduro World Championship,
que são provas de curta duração em circuito fechado, serem em sua maior parte
motos com motores 4 tempos?
Pois bem, esta dúvida sempre me vinha a cabeça: Se as motos
2 Tempos tem mais "explosão" que as 4 Tempos, não seria esta uma
prova ideal para as mesmas estarem em vantagem? Pois trata-se de uma prova
curta, com várias curvas e obstáculos quase que um em cima do outro.
Largada do Enduro Cross, 4 Tempos dominam |
Eis que me veio alguns pontos a serem levantados: as motos 2
Tempos são mais leves e mais ágeis para pilotar, porém exigem um esforço maior
do piloto, enquanto as 4 Tempos, são mais dóceis e tracionam mais. Fato este
responde a pergunta do início do parágrafo anterior, ou seja, mesmo as 2 tempos
sendo mais ágeis,elas tem o motor sempre em alta rotações e, perdem em tração
para as 4 Tempos, fazendo com que estas cheguem primeiro nos obstáculos do
Enduro Cross.
Dá-lhe 2 Tempos no Hard Enduro |
Já no Hard Enduro, as 2 Tempos abrem vantagem, pois em
sua maior parte são imensos subidões com espaço para a moto “embalar”. E também
por serem mais leves, ficam mais fáceis de serem ajeitadas no meio das pedras e
trilhos do caminho.
Mas será que é só isso? Você tem alguma resposta para esta
dúvida? Pensa diferente? Deixe seu comentário!
Parabéns pela matéria.
ResponderExcluirMuito esclarecedora.